Fórum Xbox Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Red Dead Redemption: o velho oeste digital

4 participantes

Ir para baixo

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Empty Red Dead Redemption: o velho oeste digital

Mensagem por Britanniarum Qua maio 29 2013, 20:23

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Rdr-artwork

Red Dead Redemption é um jogo digital lançado em 2010 para Xbox 360 e Playstation 3 pela Rockstar Games, a mesma criadora da famosa série Grand Theft Auto (o GTA). Em Red Dead Redemption, o jogador encarna John Marston, um ex criminoso do início do século XX no velho oeste norte-americano.

Marston, em certa altura de sua vida abandona sua gangue e decide iniciar uma fazenda com sua mulher, seu filho e um personagem que é chamado de “tio”, porém não se sabe ao certo se ele realmente é seu tio ou se é apenas seu apelido. Isto, porém, nos é revelado muito depois no jogo. A trama em si é apresentada aos poucos, exatamente como a personalidade bruta de John Marston. Logo de início o jogo nos apresenta que o protagonista está procurando os antigos membros de sua gangue, mas não nos é revelado de início o motivo neste ponto. É somente depois que ficamos sabendo que a família de Marston foi seqüestrada pelos próprios homens de lei, que estão chantageando o protagonista: ou ele se redime de sua
vida criminosa, capturando (ou matando) seus antigos parceiros ou nunca mais vê sua família.

Enredo à parte, a ambientação do jogo é certamente uma das mais imersivas já vistas um um jogo eletrônico: os Estados Unidos do início do século XX nunca esteve tão vivo perante um jogador. Desde a dublagem, que conta com vozes cheias de sotaque sulista norte-americano até às vestimentas da época, enfim, tudo parece que foi feito com esmero para passar ao jogador como era a época. A ficção traz muito da realidade por trás, e ouvimos termos como “Destino Manifesto” durante algumas partes do jogo, ouvimos opiniões a respeito do massacre
indígena no velho oeste, tanto a favor quanto contra.

Nota-se também que John Marston é um homem do final da era de ouro do velho oeste, resistente ao chamado “progresso”. Isto pode ser claramente percebido em uma passagem do jogo onde o protagonista está de carona em um carro de polícia e é perguntado sua opinião acerca do implemento tecnológico. Ele rapidamente responde que achava o carro extremamente lento e que preferia um cavalo a qualquer momento. Nisto segue-se um pequeno discurso dos policiais, dizendo que não há mais espaço para este tipo de pensamento, que a cidade grande está cheia destas máquinas e que o progresso é inevitável.

Além do sul dos Estados Unidos, grande parte do jogo também se passa no México, em plena revolução! É interessantíssimo como é retratada a revolução por trás da missão de Marston: é sugerido a ele ajudar os rebeldes em troca de informações do paradeiro de outro ex companheiro. Conforme as missões vão acontecendo, o plano geral da Revolução Mexicana vai sendo exibido ao jogador.

O tiroteio em Red Dead Redemption também nos remete ao clima cinematográfico western: o jogador pode ligar um efeito chamado “Dead Eye”, que ativa um filtro em “scepia” na tela e toda a movimentação fica em câmera lenta, podendo o jogador marcar onde vai executar seus tiros.

Red Dead Redemption: o velho oeste digital 20091201-red_dead_redemption_00

Deve-se destacar também o trabalho musical do jogo, composto de várias músicas instrumentais de autoria de Bill Elm & Woody Jackson, todas as músicas envolvem o jogador cada vez mais no clima western do jogo (pode-se ver como foi realizada a música do jogo neste link http://www.gametrailers.com/video/the-music-red-dead/702265). O destaque musical, porém, fica por conta das quatro músicas que possuem letras durante o jogo, cada uma só toca uma vez durante o jogo, com seu momento, com seu ápice.

Na mecânica em geral, Red Dead Redemption beira a perfeição como jogo, porém é no clima e imersão que o jogo realmente se revela. É quase uma aula de como era a América do Norte no final da era do velho oeste, com os adventos tecnológicos cada vez mais em evidência, enquanto ainda existem homens, como John Marston, que não aceitam tais mudanças.

Red Dead Redemption: o velho oeste digital John1
Texto original de Jogador Pensante
Britanniarum
Britanniarum
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 2004
Karma Karma : 79

Ir para o topo Ir para baixo

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Empty Re: Red Dead Redemption: o velho oeste digital

Mensagem por ri Qua maio 29 2013, 20:35

Tava lendo e vi que podia ter spoilers. Posso ler tranquilo? Neutral
ri
ri
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 4156
Karma Karma : 133

Ir para o topo Ir para baixo

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Empty Re: Red Dead Redemption: o velho oeste digital

Mensagem por Britanniarum Qua maio 29 2013, 20:42

ri escreveu:Tava lendo e vi que podia ter spoilers. Posso ler tranquilo? Neutral

Sim, tem spoilers bem de leve e que esses são revelados logo no inicio do jogo. Pode ler tranquilo sim Very Happy
Britanniarum
Britanniarum
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 2004
Karma Karma : 79

Ir para o topo Ir para baixo

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Empty Re: Red Dead Redemption: o velho oeste digital

Mensagem por ri Qua maio 29 2013, 20:53

Bom texto. Quero ter RDR faz bastante tempo (você deve se lembrar das milhares de vezes que eu falava isso de madrugada), mas eu sempre deixo pra depois. Eu ainda quero comprá-lo, talvez nem daqui a tanto tempo.
ri
ri
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 4156
Karma Karma : 133

Ir para o topo Ir para baixo

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Empty Re: Red Dead Redemption: o velho oeste digital

Mensagem por Daunted Qui maio 30 2013, 09:28

Texto excelente e muito bem detalhado. Realmente, RDR é um jogo quase perfeito, não é atoa que ele recebeu um dos títulos de jogo do ano.

Depois de ler esse texto me deu maior vontade de jogar RDR, deixei ele muito tempo parado por causa de umas missões bem chatas, mas vou ver se dou uma progredida na historia, o jogo é muito ***.
Daunted
Daunted
Membro Nv.26
Membro Nv.26

Posts Posts : 287
Karma Karma : 10

Ir para o topo Ir para baixo

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Empty Re: Red Dead Redemption: o velho oeste digital

Mensagem por Bferrari350 Qui maio 30 2013, 21:46

Putz, eu comecei a jogar e cheguei na parte em que vc vai pro México, mas acontece que os Auto Saves deram problema (acredito eu) e eu tiver que fazer 3 ou 4 vezes AS MESMAS MISSÕES. Eu não tava salvando, eu estava usando apenas Auto Save (quando aparece o "saving..." na tela). Ele aparecia, daí eu esperava um pouco e desligava o console. Mas daí quando eu ía jogar novamente, o progresso não tinha sido salvo. Joguei esses dias novamente (tudo de novo .-. ) e salvei manualmente, agora quero ver se vai dar certo. Sempre voltava pra última missão antes de ir pro méxico .-.
Bferrari350
Bferrari350
Veterano Nv.35
Veterano Nv.35

Posts Posts : 1456
Karma Karma : 78

Ir para o topo Ir para baixo

Red Dead Redemption: o velho oeste digital Empty Re: Red Dead Redemption: o velho oeste digital

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos