Fórum Xbox Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leis referentes à véspera de Yom Kipur

4 participantes

Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Nigri 1000 Ter Set 25 2012, 11:34

Leis referentes à véspera de Yom Kipur

(25 de setembro de 2012)

*É mitsvá comer na véspera de Yom kipur e é proibido jejuar na véspera de Yom Kipur.

*É costume fazer caparot com galinhas na véspera de Yom Kipur e a Shechitá (abate conforme as leis judaicas) deve ser feita por um Shochet qualificado (pessoa que abate o animal). Um cuidado especial deve ser tomado ao se fazer a melichá (salgar a carne conforme as leis judaicas para ficar apta ao seu consumo) após a shechitá, para que, chás ve’Shalom (D´s nos livre), a pessoa não venha a infringir uma lei por causa de um costume.

Também é possível cumprir este costume com dinheiro, revertendo-o em tsedaká. Assim como quando se faz com frango, pega-se o dinheiro com a mão direita e passa-se o dinheiro num movimento circular por três vezes em volta da cabeça. Recita-se então três vezes o seguinte:

Sefaradim: Elu hamaot chalifati temurati caparati. Elu hamaot yinatenu litsdacá. Veicanesani lechayim tovim ulshalom.

Asquenazim: Zê chalifati, zê temurati, zê caparati, zê hakêssef yelech litsdacá vaani lechayim tovim aruchim ulshalom.

Tanto o dinheiro usado para a aquisição dos frangos, como o usado diretamente nas caparot, não pode ser dinheiro de maasser (dízimo). Quando fizer caparot com dinheiro, a quantia deve ter o valor de um frango e não menos.

*Pedir perdão: a observância do Yom Kipur com teshuvá completa faz com que os pecados cometidos contra Hashem sejam perdoados. Contudo, o Yom Kipur não perdoa “Averot Ben Adam Lachaverõ’’ (pecados entre uma pessoa e seu próximo) enquanto a pessoa não pedir perdão ao seu semelhante. Precisa se desculpar e pedir perdão aos amigos, parentes e conhecidos, para retificar qualquer sentimento de rancor, angústia, frustação ou raiva que possa ter sido despertado.

A pessoa a quem se pede perdão não deverá se comportar cruelmente, mas sim, perdoar o próximo. Uma pessoa que se recusa a perdoar outras, terá os próprios pecados tratados da mesma forma pelos Céus.

Escreve o “Caf Hachayim” em nome dos mecubalim (cabalistas), que toda a pessoa que não apaga o ódio de seu coração no Yom Kipur não terá suas preces atendidas.

Escreveu o Ben Ish Chai que cada um deve beijar a mão de seu pai e de sua mãe na véspera do Yom Kipur e pedir-lhes perdão. Esta é uma obrigação importante; quem não cumpre demostra que faz pouco caso do respeito que deve a seus pais, pois se aos amigos somos obrigados a pedir perdão, devemos pedir mais ainda aos nossos pais, já que estamos sujeitos a errar com mais frequência. E mesmo se o filho não tiver esta atitude, seus pais devem perdoá-lo, dizendo: “Concedo o perdão total a meu filho Fulano por seus erros”. Marido e mulher também devem pedir perdão um ao outro.

A última refeição antes do jejum

Horário:

A refeição que antecede o jejum, denominada Seudat Hamafsêket, deve ser concluída vinte minutos antes do pôr-do-sol, pois é necessário iniciar o Yom Kipur ainda antes do pôr-do-sol. Este ano (2012) o horário será às 17:28 para o término da refeição.

Alimentos:

Na véspera de Yom Kipur deve-se comer alimentos de fácil digestão. Os derivados de leite devem ser consumidos somente no café-da-manhã.

Velas na véspera de Yom Kipur

Costuma-se acender velas na véspera de Yom kipur da mesma forma que se acende na véspera de Shabat e yom tov. Este ano o horário será às 17:28hs.

Berachá a ser proferida é: Baruch...asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu lehadlic ner shel Yom Hakipurim.

Shehecheyanu:

A mulher que tem por costume recitar a berachá de Shehecheyanu ao acender as velas, somente deverá dizê-la depois que termine de acender e já com os sapatos de pano calçados, pois, com a berachá de Shehecheyanu, estará recebendo o Yom Kipur e a partir deste momento não poderá fazer nada que é proibido no Yom Kipur.

É costume dos pais abençoarem os filhos, pedindo que estes sejam selados no Livro da Vida e que, em seus corações, permaneça sempre o amor a D´s, Convém também ir à sinagoga antes do pôr-do-sol, para poder participar do Kol Nidrei, a “anulação dos votos”.

Restrições durante Yom Kipur

*Yom Kipur é o Shabat dos Shabatot e, portanto, todo trabalho profano deve cessar e todas as leis do Shabat devem ser respeitadas. Além de observar as leis do Shabat, em Yom Kipur outras cinco restrições são acrescidas:

Todas as proibições do Yom Kipur como comer e beber, lavar-se, untar-se e passar cosméticos, calçar sapatos de couro, relações conjugais e todo o trabalho que é proibido no Shabat, iniciam-se na véspera e terminam depois do nascer das estrelas do dia seguinte. Este ano será às 18:20hs.

*É proibido comer ou beber em Yom Kipur qualquer quantidade, mesmo que seja mínima. Mulheres grávidas e lactantes devem jejuar normalmente. Só em caso de doença ou onde haja perigo de vida, o jejum, pode ser suspenso (consulte seu rabino). As crianças de 9 a 10 anos podem jejuar algumas horas, e a partir dos 11 anos, conforme avaliação dos pais, podem jejuar o dia todo. Caso forem fracas e não resistirem ao jejum deverão se abster de comer apenas até o meio do dia. Mas o jejum torna-se obrigatório aos 12 anos, para meninas, e aos 13 anos para os meninos.

*Pode-se mexer com comida normalmente no Yom Kipur para alimentar as crianças. Porém, sem necessidade, deve-se evitar de tocar em alimentos pelo perigo de introduzi-los na boca por distração.

*É proibido lavar-se no Yom Kipur, tanto com água fria como com água quente. Esta proibição vigora mesmo que a pessoa lave parte do corpo; é proibido até mesmo molhar os dedos.

*Todos os dias ao acordar faz-se Netilat Yadayim vertendo água com um utensílio sobre suas mãos, seis vezes intercaladas. Entretanto, como é Yom Kipur, verterá água somente até a base dos dedos e não até o punho como de costume. Após a Netilá dirá a berachá: Baruch...asher kideshanu...al Netilat Yadaim e só depois enxugará as mãos.

Ao acordar, se seus olhos tiverem secreção seca, poderá umedecer seu dedo na água e limpar seus olhos, e cuidará em lavar somente o lugar que estiver sujo. Se os olhos não estiverem sujos, depois de enxugar as mãos, enquanto estiverem ainda úmidas, poderá passá-las nos olhos.

*No Yom Kipur é proibido untar-se com óleos ou cremes, sejam eles líquidos ou pastosos. É proibido passar cosméticos, perfume e até mesmo desodorante no corpo.

*É proibido calçar sapatos ou sandálias de couro no Yom Kipur. Sapatos de pano, de plástico ou de borracha são permitidos, contanto que não tenham nenhum revestimento ou enfeite de couro ou camurça. As crianças também devem ser orientadas neste sentido.

*As mulheres não costumam usar joias no Yom Kipur.

Horário do Jejum:

25 de setembro às 17:28hs e termina na noite seguinte após a havdalá às 18:20hs.

--------------------------------------------------------------------


Bem gente como deu pra perceber eu sou judeu e hj ate amanha é iom kipur. Dia do perdao. Onde vc deve ficar em jejum pra se perdoar com Deus. Vou ficar com fome hj...

To botando isso aki pra vcs saberem como é, e sl, curiosidade de vcs
Nigri 1000
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por darkkong Ter Set 25 2012, 13:23

vish
sorte q eu sou catolico xD
se bem q na pratico me considero ateu...
darkkong
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Mazza Ter Set 25 2012, 15:59

Para mim seria meio que dificil aguentar. Faço as minhas quatro refeições bem sagradamente, então teria que distrair a fome com algo muito bom. : X



Última edição por Mazza em Ter Set 25 2012, 16:12, editado 1 vez(es)
Mazza
Mazza
Membro Nv.4
Membro Nv.4

Posts Posts : 60
Karma Karma : 4

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Nigri 1000 Ter Set 25 2012, 16:02

Daqui a pouco vou sair do pc tomar banho, janta uma 4:30 e vou pra sinagoga(q é tipo igreja). Vou ficar de jejum mas n vou ficar de bobeira la na casa sem fazer nd, tenq rezar bastante!
Nigri 1000
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por darkkong Qua Set 26 2012, 15:13

terminou o jejum Nigri???
darkkong
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Nigri 1000 Qui Set 27 2012, 19:17

Terminei ontem(quarta) as 6:20. Quando a gente sai da sinagoga nos dao uma agua e um saquinho com rosquinhas. Kra... nunca fiquei tao feliz com uma rosquinha Very Happy Very Happy
Nigri 1000
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por darkkong Qui Set 27 2012, 21:10

Nigri 1000 escreveu:Terminei ontem(quarta) as 6:20. Quando a gente sai da sinagoga nos dao uma agua e um saquinho com rosquinhas. Kra... nunca fiquei tao feliz com uma rosquinha Very Happy Very Happy
vish se fosse eu eu ia sofre, n bebo mt agua, e rosquinha so come se for recheada (e creio q n tenha sido o caso)
darkkong
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Nigri 1000 Qui Set 27 2012, 21:49

Acerto darkkong! N tinha recheio Smile a sorte é q eu jantei na casa da minha tia avó ai foi bao. E dps de 25 h sem comer e beber nd, qualquer coisa ta bom, acredite.
Nigri 1000
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por darkkong Qui Set 27 2012, 22:25

Nigri 1000 escreveu: E dps de 25 h sem comer e beber nd, qualquer coisa ta bom, acredite.
creio q pra mim n :p
eu ja fiquei 1 dia sem come nda, sem aposta se nda, eu sou meio enjoado p comeq kkkkk
mas pra quem tem costume d come todas as refeiçoes (a maioria do mundo ) isso é meio dificil
darkkong
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Nigri 1000 Sex Set 13 2013, 14:23

Bem gente relembrando esse tópico que vai fazer quase um ano. 

Hj sera novamente Iom kipur e dps que escurecer irei ficar de jejum ate amanha.

megusta
Nigri 1000
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por darkkong Sex Set 13 2013, 14:36

Vou ficar de jejum também husahsuh mas porque eu não tenho fome mesmo Laughing

Boa sorte ai Wink
Só não pensa naqueles sundaes, refrigerantes, batata frita, vodka, hamburguer's, nuggets Rolling Eyes
darkkong
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por ri Sáb Set 14 2013, 11:30

Caramba... não acredito que você se lembrou desse tópico.

E aí, acabou? x:
ri
ri
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 4156
Karma Karma : 133

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Nigri 1000 Sáb Set 14 2013, 13:09

É me lembrei hahaha

Nao kra, só vai acabar hj de noite...
Nigri 1000
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por darkkong Sáb Set 14 2013, 13:13

Esse jejum é de judeus né ??
Tú é ?
darkkong
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Nigri 1000 Sáb Set 14 2013, 13:55

darkkong escreveu:Esse jejum é de judeus né ??
Tú é ?
Sim dark 

Desinformado Laughing
Nigri 1000
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Leis referentes à véspera de Yom Kipur Empty Re: Leis referentes à véspera de Yom Kipur

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos