Fórum Xbox Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!!

2 participantes

Ir para baixo

Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! Empty Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!!

Mensagem por Chazzy Sáb Set 19 2015, 01:15

Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! CPCM_201201004_TWDC_Homepage_DATG_0_1
Esse tópico foi postado originalmente no fórum da Nintendo Blast durante o "Mês Retrô", mas achei legal trazer ele aqui pro XB também pra dá uma movimentada na área retrô! Então algumas partes do texto que falam em "Mês Retrô" é por causa disso, apenas ignorem...


Meu objetivo com esse tópico é abordar um assunto que considero interessante, a participação da Disney em muitos jogos clássicos do NES e do SNES, o que colaborou muito pra que essa boa nostalgia que o "retrogaming" proporciona exista atualmente, pois saíram muitos jogos excelentes baseados em seus personagens para consoles Nintendo durante a história.


Apesar de ainda criar belas animações como o recente "Frozen", acredito que seja unanimidade que a era de ouro da Disney já passou, talvez por isso não vemos mais jogos baseados em personagens da Disney como antigamente e os jogos mais atuais não são épicos como os de antigamente (ainda saem coisas interessantes como "Disney Infinity", e eu particularmente não acho "Epic Mickey" ruim, mas pra quem cresceu jogando "The Lion King" e "Aladdin", isso não é o bastante...)


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! RsYbfbu Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! WKE1jy7


É importante deixar claro que eu não esqueci da belíssima e cativante série "Kingdom Hearts", mas esse é um caso à parte, pois é uma série de jogos que apesar de usar os mundos e personagens da Disney, possui toda uma identidade própria, é um caso diferente dos jogos que serão lembrados aqui.


Existem jogos baseados em personagens Disney desde o início dos anos 80, mas como o foco aqui é a Nintendo, vamos começar pelo saudoso NES. A ideia é falar brevemente de alguns jogos, vou falar apenas de jogos que tive a oportunidade de jogar.


DuckTales:


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! JNLQ29L Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! BcoIjeP



DuckTales é um grande clássico do final dos anos 80. Lançado em 1989, o jogo é baseado no desenho de mesmo nome e o foco é no personagem Scrooge (o famoso Tio Patinhas, na versão brasileira), desenvolvido pela Capcom foi um grande jogo de plataforma que marcou uma geração, o jogo também recebeu um port para o Game Boy e uma versão remasterizada em 2013 para WiiU, Xbox 360, PS3 e PC. Foi um grande sucesso comercial, vendendo mais de 3 milhões de cópias no total (versão do NES + versão do GB).


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! RbJkN1F Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! EVVj3f6


Em 1993 foi produzida uma sequência para o jogo que também foi portada para o Game Boy, o jogo recebeu boas críticas, mas não mostrou nenhuma inovação realmente grande em relação ao primeiro jogo. A versão desse segundo jogo que foi lançada para o NES é uma raridade nos dias de hoje, e é muito procurada por colecionadores.


Chip 'n Dale Rescue Rangers:


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! R6tlkzi Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! 0v4b9Ul


Esse é o meu jogo favorito do NES.


Chip e Dale são os irmãos conhecidos no Brasil como Tico e Teco, personagens da Disney que surgiram nos anos 40 e já atazanaram muito o pobre Pato Donald, são personagens super carismáticos que serviram de inspiração para um ótimo jogo no início dos anos 90 para o NES. É um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Capcom, na minha opinião, o maior destaque do jogo é ele permitir 2 jogadores simultâneos, um jogando com o Tico e outro com o Teco em co-op.


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! D6ViU6o Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! 7oxLCwX


Em 1993 saiu uma sequência para o jogo no mesmo estilo do seu antecessor, com co-op e poucas mudanças na jogabilidade, e a ordem das fases é mais linear nesse segundo jogo.


The Lion King:



Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! TbPVg4y Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! JvslANg


Esse é o jogo baseado em uma das animações de maior sucesso da Disney, o incrível "O Rei Leão", é um jogo de plataforma lançado em 1994 para muitas plataformas, entre elas o NES e o SNES, confesso que não tenho muita experiência com esse jogo no NES, mas já joguei muito a versão do SNES e do Mega Drive, é um jogo belíssimo, com uma trilha sonora muito boa e que consegue inovar no quesito jogabilidade, pois a gente começa jogando com o Simba criança e em determinado momento do jogo, passamos a jogar com o Simba adulto.


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! VAlVCWe Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! NVsKDDI


Esse é um dos meus jogos favoritos e quando estivermos focando no SNES nesse "Mês Retrô", postarei um tópico dedicado a esse maravilhoso jogo. Foi desenvolvido e publicado pela Virgin.


Disney's Aladdin:



Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! QVSCfvv Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! 26lqy9p


Ao contrário do "The Lion King", esse jogo teve versões distintas para consoles diferentes, a versão do jogo que saiu pro SNES, foi desenvolvido pela Capcom e foi lançada em 1993, o jogo segue a mesma lógica do "The Lion King", a Capcom tentou explorar a história do filme para criar as fases do jogo e foi bem-sucedida nisso, pois o jogo é bem divertido, o jogo recebeu um port para o GBA em 2003.


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! WSaxER0 Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! PZpjMzV


Mesmo o foco sendo na Nintendo, é interessante dizer como curiosidade que a versão de "Disney's Aladdin" pro Mega Drive também é excelente, foi lançada na mesma época e foi feito pela Virgin.


Disney's Magical Quest (Série) :



Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! ZzX3hqL Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! Rt2Cd1t


Disney's Magical Quest foi uma trilogia, os 3 títulos foram lançados para o SNES entre 1992 e 1995 e portados para o GBA anos depois. O terceiro jogo da série para o SNES (Super Famicom, no caso) saiu apenas no Japão, mas a versão para GBA foi lançada fora do Japão.


São jogos de plataforma que utilizam os carismáticos personagens da Disney, belos visuais e um gameplay muito divertido, os personagens jogáveis são: Mickey (disponível nos 3 jogos), Minnie (segundo jogo) e Donald (terceiro jogo), o primeiro jogo é completamente single player (até existe opção pra 2 players, mas é no estilo de Super Mario World, cada um jogando uma vez) e os dois jogos seguintes permitem co-op. 


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! S8ODZL6 Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! Cv8QwQX


O primeiro jogo introduz um elemento muito interessante que deixa a jogabilidade extremamente divertida, o Mickey ganha roupas durante o jogo, e cada roupa disponibiliza novas habilidades, essa característica foi reaproveitada nos dois jogos seguintes, e acredito que essa seja a característica mais marcante nesses jogos, os 3 jogos possuem jogabilidade bastante similar.


Roupas do Mickey no primeiro jogo.:


Goof Troop:


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! CuENj7Y Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! 4GrIu7a


Jogo de Ação/Aventura lançado para o SNES em 1993, pela Capcom.


O jogo é baseado nos personagens Pateta (Goofy) e Max (filho do Pateta), na minha opinião, é um dos co-op mais divertidos do SNES, é possível jogar em single-player, mas para ter uma experiência completa com esse jogo, recomendo muito que joguem em co-op, pois fica muito mais divertido.


Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! VLAq768 Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! DQk7xpB


A jogabilidade é baseada em resolver puzzles durante as fases e vencer um boss no final da fase, vários itens que auxiliam os jogadores estão disponíveis durante a fase, mas é possível levar com você apenas um item de cada vez (no single player é possível levar dois itens com você), é bem divertido. O lado negativo do jogo é que tem poucas fases (apenas 5) e ele é relativamente fácil.


Galera, a biblioteca desses consoles (NES e SNES) é recheada de jogos excelentes com personagens da Dinsey e eu citei pouquíssimos jogos, mas não dá pra falar de todos, outros jogos que tive a oportunidade de jogar e são muito bons: "The Jungle Book", "Mickey Mania", "Donald in the Magic Cap" (saiu apenas no Japão), "Mickey no Tokyo Disneyland Daibouken" (saiu apenas no Japão), "Pinocchio", "Toy Story" (a animação é da Pixar, e não é classificada como "clássico" pela Disney, mas tá valendo).


A partir da quinta geração de consoles (Nintendo 64, PlayStation, etc...) é possível lembrar de bons jogos como "Disney's Tarzan", "Donald Duck: Goin' Quackers", "Disney's Hercules" (esse não saiu para o Nintendo 64), mas infelizmente passamos a não ter mais tantos jogos memoráveis da Disney, acredito que o interesse do público alvo tenha diminuído e o mercado precisou seguir a nova tendência da época, talvez a falta de interesse do grande público nesse estilo de jogo naquela época tenha sido causada pela falta de interesse nos próprios filmes da Disney, é difícil dizer isso com certeza, pois a Disney criou grandes animações naquela época como "A Nova Onda do Imperador" e "Irmão Urso", mas acredito que seja o motivo mais provável e infelizmente nunca mais tivemos jogos tão bons inspirados nessas belas animações, como os jogos citados no tópico.


Na época em que eu era criança e tinha o meu SNES e o Mega Drive como meus principais consoles, se eu fosse em alguma loja e encontrasse um jogo da Disney, como algum Mickey, Donald ou algum jogo baseado em alguma animação clássica, eu podia comprar o jogo sem medo, pois era quase certo de estar adquirindo um dos melhores jogos da biblioteca do console.


Você também tem saudade dessa época? Algum dos jogos citados te trouxe boas memórias? Não citei algum jogo que marcou sua infância? Não deixe de compartilhar, aqui no tópico, suas lembranças dessa maravilhosa época dos games!


Última edição por Chazzy em Dom Set 20 2015, 23:11, editado 2 vez(es)
Chazzy
Chazzy
Moderador Nv.1
Moderador Nv.1

Posts Posts : 1272
Karma Karma : 100

Ir para o topo Ir para baixo

Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!! Empty Re: Disney + Nintendo + Anos 80/90 = Nostalgia!!

Mensagem por Drake Dom Set 20 2015, 22:22

Ótimo tópico Chazzy!

Adoro jogos retro tanto quanto gosto de jogos atuais, desses jogos da Disney o meu preferido é o Goof Troop, apesar dele ser curto e fácil.
Drake
Drake
Veterano Nv.4
Veterano Nv.4

Posts Posts : 479
Karma Karma : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos