Fórum Xbox Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Especial Xbox] O Gigante Americano.

+5
Drake
Chazzy
ricardo007
darkkong
Hayt
9 participantes

Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Hayt Seg Jul 22 2013, 01:48

Texto Original: http://jogadorpensante.com/2012/11/01/especial-xbox-o-gigante-americano/

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Logo_noir
É Microsoft ou nada!
                                                                                                                                                                                                                                                                                   Xbox does what nintendon´t!
                                                                                                                                                                                             Fun anyone? Xbox

Alguma coisa está estranha? Essas eram frases de publicidade de Nintendo, Sega e Sony para seus respectivos consoles. O que tem a ver? Tudo! O Xbox, primeiro console da gigante americana, é um emaranhado de funções e tecnologias utilizadas pelas gigantes dos games ao longo dos anos.

Quer dizer então que o console da Microsoft não passa de um xerox de tudo o que o mercado já tinha oferecido? Mais ou menos, o Xbox é sim um console fortemente inspirado no demais (veremos ao longo do artigo), mas ele acima de tudo é um console que tentou (e conseguiu na maioria) oferecer o melhor de tudo o que já vimos. Então como Lavoisier filosofou: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. E o saudoso Chacrinha recriou: Na tv nada se cria, tudo se copia. Podemos dizer que a Microsoft no video games: Nada se criou, tudo se melhorou.

nesse artigo especial do mês de Outubro, veremos como a gigante americana foi corajosa em entrar no mercado até então dominado pelos japoneses Sony e Nintendo.

A Microsoft tinha uma das missões mais difícil do últimos anos: Voltar a ter uma terceira concorrente competitiva no mercado de consoles.

Com isso em mente a empresa tinha a certeza que ia precisar de muito, mas muito dinheiro. Bem, sabemos que dinheiro não era problema para a gigante dos computadores, e provavelmente ela não ia entrar para perder.

1999, ano que começa os primeiros rumores que uma nova e forte empresa vai entrar no mercado de consoles. De fato, a Microsoft não era uma novata. A empresa já tinha sua linha de jogos para computadores, e desenvolveu algumas ferramentas para a Sega no seu Dreamcast. Mesmo assim, a desconfiança do publico era imensa, poucos acreditavam que a dona do Windows ia ter competência e capacidade de competir com os seus futuros rivais. Mesmo sobre essa descrença do publico geral, a Microsoft continuo trabalhando em seu secreto projeto, denominado DirectX box.

Então em março de 2000, o segredo da Microsoft veio à tona. Bill Gates, em seu discurso na abertura da Game Developers Expo, finalmente anunciou o lançamento de seu console, o Xbox. O aparelho, com um design discutível, apresenta uma configuração que lembra um PC: processador Intel Pentium III de 733 MHz, placa de vídeo Nvidea NV2 de 250 MHz, 64 MB de memória unificada, HD de 8 GB, suporte a Internet banda larga e decodificação de som Dolby Digital 5.1 in-game. O sistema operacional é uma versão reduzida do kernel (núcleo) do Windows 2000, desenvolvida especialmente para o console. Funciona também como DVD player, mas para isso é preciso comprar um controle a parte. Para evitar que o Xbox fosse confundido com um PC, a Microsoft desencorajava os desenvolvedores a oferecer suporte a periféricos de PC, tais como mouses e teclados.

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Xbox72035
Primeiro protótipo do Directx box.

Para a Microsoft o grande chamariz do console era o seu disco rígido integrado. Ed Fries, ex-chefe da Microsoft e responsável pela divisão criadora do console, foi quem convenceu Bill Gates que o disco era importante para o sucesso do console. A ideia do disco em tese se encaixa perfeitamente ao que os desenvolvedores de jogos precisam, mas como o mercado estava cada vez mais competitivo, aumentando a necessidade dos jogos serem multiplataforma, atrapalhou o processo do uso do disco rígido na época  Desde os anos 2000 a Microsoft já sabia da necessidade dos jogos passarem por instalação, mas nem todos os jogos faziam cache, e também com a maioria das empresas usando o Playstation 2 como plataforma nativa dos jogos, o uso continuo de disco rígido só vingou mesmo na atual geração.

O nome do console era apenas uma abreviação do nome oficial (DirectX box). Mas durante o processo de criação do aparelho Ed Fries percebeu que a abreviação do nome era mais usada pelos funcionários que o próprio nome. Com isso em mente, resolveu que o console tinha que ter o nome Xbox, mas mesmo com um nome que acreditavam ser forte e que cairia no gosto do publico, o Marketing da Microsoft rejeitou na hora. O nome era visto como uma ofensa em alguns países ( o uso do X no inicio no nome). Assim fizeram pesquisas com diversas nacionalidades sobre qual nome adotar, sempre com o Xbox no meio de outros nomes, para espanto da divisão de marketing  Xbox sempre ganhava.

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Porta-copos-abxy-xbox_1
Sony tinha os botões baseado em forma geométricas. A Nintendo as letras. Microsoft adotou cores.

O Design do console inicialmente era horrível. A Microsoft não tinha experiencia com isso, e criou mais um gabinete de Pc no formato de um X gigante do que propriamente um console. Mas cerca de um ano antes do lançamento, ela percebeu que teria que adotar um modelo similar ao que o mercado tinha para não afugentar possíveis novos clientes. O projeto final do Xbox ainda não chamava a atenção, o console é gigante e pesado, mesmo assim, a Microsoft tinha melhorado o que antes não passava de uma carcaça para placas de hardware.

Gigante, desengonçado, cansativo, incompatível… O primeiro controle do Xbox, foi um monstro desajeitado criado nos estúdios da Microsoft. O Caso é curioso, afinal, a empresa tinha muita experiencia com controles para Pc.

O “Fatty” era um controle com muito botões (alguns desnecessários, como o BACK), e sem ergonomia para as mãos dos jogadores, apelidado de “controle para jogadores de basquete”. O controle foi substituído um ano mais tarde (2002) por um modelo mais leve e que já lembrava o controle do Xbox 360.
[/center]

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Xboxoriginalcontroller
Os dois controles do Xbox. Não é difícil de descobrir qual era o mais desconfortável!

Bem vindo ao verdadeiro mundo online.

A Sega pode ter sido a primeira a investir de verdade no jogos com jogabilidade online nos consoles, mas a Microsoft foi quem finalmente estabeleceu os padrões para que o negocio desse certo. Robbie Bach, responsavel pela divisão de games online da empresa, era o principal nome que acreditava que os consoles precisavam entrar no mercado online. Um dos maiores impasses sobre o mundo online, foi quanto ao modem integrado do console, parece bizarro, mas na época a maioria das conexões eram com modens dial-up. A Microsoft estava cética quanto ao uso de internet, mas Robbie acabou vencendo com o argumento que o Xbox era um console a frente do seu tempo. Diga-se de passagem acertou em cheio.

Mas de nada adianta uma boa rede de internet, sem o principal: Jogos que realmente fossem desenvolvidos  para isso. Foi então, que surgiu a principal parceira da Microsoft, a Bungie.

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Bungie
A pequena gigante.

Se perguntar para qualquer integrante do time Xbox da Microsoft, a resposta vai ser sempre a mesma. Nenhum deles poderia imaginar que a Bungie ia ser o principal pilar do console, ou melhor, ninguém poderia imaginar que se não fosse ela e seu Halo, provavelmente o Xbox não sobreviria.

Ed Fries sabia que com o lançamento do Xbox, ela precisava de alguns exclusivos para combater o já consagrado Playstation 2. coincidentemente a Bungie estava passando por grandes problemas financeiros, e seus fundadores estavam procurando um investidor para adquirir a empresa.  A Take Two já tinha comprado cerca de 1/3 da Bungie, quando a empresa se ofereceu a Microsoft, Fries se interessou e resolveu que precisava deles, principalmente depois de ver alguns piloto de Halo. Em 2000, antes do lançamento do Xbox, a Bungie se tornou uma second-party da Microsoft.

Em 2001 no lançamento do Xbox no mercado americano, ele estava lá. Halo Combat evolved, se tornou um sucesso instantâneo  Milhões de pessoa compraram o console, somente com para jogar Halo online, e apreciar o jogo que diziam ser um Fps de consoles melhor que Pc. De fato, Halo mudou drasticamente o cenário do jogos de tiro em primeira pessoa, graças a ele, esse mercado amadureceu e hoje podemos contar com grandes games como Kilzone, Bioshock, Crysis e outros  que funcionam incrivelmente bem nos consoles.

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Halo-2-10

Em meados de 2000, surgiu o boato que DooM, jogo de tiro em primeira pessoa da ID Software muito famoso nos anos 90, regressaria em um terceiro game, exclusivo para o Pcs. Os batos também eram que seria o jogo mais bonito de todos os tempos (e o mais pesado). Bem, não demorou muito tempo para os jogadores de games nos computadores ( pc gamers), entrarem em desespero e procurar o mais rápida  atualização possível e turbinar suas maquinas para receber o novo e potente game. O jogo chegou em 2003, e realmente era muita acima dos outros jogos da época  sem duvidas o jogo mais bonito (e sombrio) já criado. E diziam ser praticamente impossível as maquinas da 6º geração ( Game Cube, Playstation 2 e Xbox) terem capacidade de rodar o game, bem diziam…Em 2004 o Xbox receberia a versão de DooM³ exclusiva para consoles, e não devia nada para o pc.

O Xbox era potente (muito potente!), impressionava a todos os jogadores de consoles de mesa. Quando o console chegou em 2001, seus jogos iniciais já demonstravam um certa qualidade acima do que o mercado tinha ( em 2001 o Playstation 2 tinha em seu portfólio jogos como Devil May Cry, Onimusha, Final Fantasy X). Não foi difícil o gigante desengonçado da Microsoft rapidamente estabelecer um padrão a ser batido. Mas nem o poderoso Game Cube da Nintendo, parecia ter gás para enfrentar de frente o console.

[Especial Xbox] O Gigante Americano. 548596_314864108621481_994645189_n
Conker Live & Reloaded

O xbox era praticamente um computador  para rodar exclusivamente jogos em sua televisão. As empresas do ramo quando encontraram o console se espantaram com a facilidade que era programas nele, acostumadas a complexos e burocráticos consoles japoneses. Graças a isso o Xbox dominou a 6º geração em questão de beleza gráfica  tanto artisticamente como tecnicamente. DooM ³ é apenas um exemplo dentro de tantos outros jogos lindos e que deixava qualquer jogador de Playstation com aguá na boca. Até hoje Ninja Gaiden Black, Conker Live & Reloaded, Halo 2, The Chronicles of Riddick e outros podem ser confundidos como jogos do começo da 7º geração de consoles.

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Xbox1

É até difícil de imaginar que em apenas 2 anos, a divisão DirectX box conseguiu criar um console competitivo e atraente. O Xbox chegou com uma enorme desconfiança do publico em geral. No seu primeiro ano de vida o Xbox vendeu 2 milhões de unidades. Foi bom? Sim foi, se pensar que o Dreamcast com toda a experiencia e nome da Sega, no seu primeiro ano vendeu quase isso.

O Xbox nasceu para ficar. A Microsoft não tinha entrado no mercado de consoles como uma aposta, ela tinha a certeza que esse mercado em um curto espaço se tornaria uma maquina de dinheiro ( hoje o mercado de consoles, rende anualmente mais dinheiro que a industria da musica e cinema somados). E para vencer a desconfiança do publico, ela abriu os cofres.

Acho que os dois principais fatores do sucesso do primeiro Xbox é o dinheiro da Microsoft e Halo. O Primeiro foi crucial para fazer o console se segurar no mercado. A sexta geração era uma disputa desleal e desigual. O Playstation 2 reinava com sobra.  Todo mundo queria um Ps2, todos os filhos pediam um Ps2, não existia outro console.

A Microsoft ciente disso, sabia que o dinheiro tinha que ser injetado. A maioria dos exclusivos do console, teve dinheiro da empresa financiando o projeto. E quando ela se interessava pela produtora, não importa o preço ela comprava. Foi o caso da Rareware, a empresa no inicial da década de 2000 pertencia parcialmente a Nintendo, e tinha seu contrato de exclusividade vencido. Foi então que a Microsoft resolveu que queria uma empresa como aquela, com experiencia no mercado, e mais, tinha o respaldo dos jogadores.  U milhões, esse foi o dinheiro depositado pela empresa de Bill Gates, para comprar a Rareware. O valor foi alto, e a Microsoft sabe disso, ela jogou esse numero tão alto propositalmente para espantar a concorrência (a Activision já tinha valores fechados com a Rareware para a compra), não teve como, a empresa fechou com a Microsoft.

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Rare1

Já Halo é um mito. O Jogo é uma lenda. Algo a frente do seu tempo. Halo é viciante, cativante e interessante. Seu gameplay rápido e fluido, com uma dinâmica mais baseada no controles, foi o segredo de tanto sucesso. E que sucesso: 40% dos donos de Xbox tinha Halo em sua casa. Sem duvidas, um jogo lendário, e não é equivoco nenhum a afirmativa dele ter sido o responsável pela sobrevivência do console.

Basear em um produto já existente, muitas vezes é confundido com falta de originalidade e qualidade. Quando você se baseia, e recria com mais competência e qualidade, acho que falta de originalidade vira um termo muito substantivo,e não cabe a nos julgar se esse caminho é o mais correto. A Microsoft, tinha a certeza que os seus concorrentes eram o espelho do sucesso. A Nintendo pelo passado glorioso e base instalada de fãs que sempre cuidavam da empresa com carinho , mesmo quando o console atual do mercado não era sucesso. E a Sony que no seu primeiro console quebrou a barreira de 100 milhões de consoles vendidos e mais de 4 mil jogos no Psone. Tudo isso, trouxe outros ares para o mercado de consoles, ares que a Microsoft queria respirar.

24 milhões de consoles, metade disso no Estados Unidos. Esse é o numero final de unidade comercializadas no período curto de vida do primeiro Xbox. O numero foi importante, para deixar a empresa em segundo na geração e dar uma resposta a todos que ela veio para ficar.

O Xbox original, durou pouco tempo, apenas 4 anos, mas serviu muito para a Microsoft, se ajustar e entender o mercado de consoles. Em 2005 o Xbox 360 chegará, com uma empresa muito mais qualificada e empenhada em ser a maior do mercado. Uma nova Microsoft, com sua própria identidade. Em breve o terceiro console da empresa vai chegar (as afirmativas são que em 2013), e a vida dele vai ser muito mais fácil  com todo o legado deixado pelo Xbox, e fortificado com o xbox 360.

Ah! No final, a Microsoft também criou o seu logo: Life is short. Play more! Xbox.

Hayt
Hayt
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3300
Karma Karma : 164

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por darkkong Seg Jul 22 2013, 01:59

O texto parece ser muito interessante, pena que agora estou com preguiça de ler, mas amanhã vou ler tudinho Razz

A historia do Xbox deve ser muito boa, achei que era mais simples, mas quando vi o tamanho do texto, mudei de opinião, lol.
darkkong
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Convidad Seg Jul 22 2013, 08:58

Foi um bom console, pena que na época eu só tinha condições de ter um console e eu optei pelo GameCube.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por ricardo007 Qua Jul 30 2014, 21:40

tenho meu xbox 1 até hoje desde seu lançamento nunca deu um problema sequer agora que eu modifiquei ele do jeito que queria coloquei uma hd ssd nele de 120 gb ficou show nao tem loading nenhum em jogos ao qual instalado na hd.
avatar
ricardo007
Iniciante Nv.3
Iniciante Nv.3

Posts Posts : 6
Karma Karma : 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Chazzy Qua Jul 30 2014, 22:30

Na época eu só tive o PS2 e me arrependo disso, ótimo tópico que foi bem subestimado com poucos posts.
Chazzy
Chazzy
Moderador Nv.1
Moderador Nv.1

Posts Posts : 1272
Karma Karma : 100

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Drake Qua Jul 30 2014, 22:46

Excelente tópico Hayt!!

Apesar de não ter tido esse console, acabei jogando ele emprestado do meu primo, eu adorava um jogo de ninja, na qual eu não me lembro o nome Embarassed
Drake
Drake
Veterano Nv.4
Veterano Nv.4

Posts Posts : 479
Karma Karma : 53

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Kurama Qua Jul 30 2014, 23:17

Opa não tinha visto esse tópico, ficou muito bom...

Joguei pouco esse Xbox, mas pelo pouco que joguei gostei bastante, o mais que eu gostei que eu joguei na época foi o Stubbs The Zombie.
Kurama
Kurama
Veterano Nv.7
Veterano Nv.7

Posts Posts : 558
Karma Karma : 44

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por ricardo007 Qui Jul 31 2014, 07:42

O bom e que ai da muita gente tem o console e não vende ele tao facil e se vende e caro quase o valor do 360 e não por ser raro e sim por sua funcionalidades ao qual faz ele rodar emuladores com perfeição melhor que 360 com jtag ou qualquer outro console apesar de não ter saido muito jogo oficial ele se destacou por causa do destravamento ao qual dava para ele funcionalidades especificas.

Conheço gente que controla radio online por ele não me de perguntem como. E poder rodar ate mesmo jogos de fliper dos mais avanados da época tais co.o Viper e ate o killer 2 do ultra64 logico que podem falar mas estes e outros rodam com lentidão e travando simples pela HD ser de disco de 5400 e 7200 rpm o jogo não roda correto eu coloquei no meu eu mesmo uma SSD de 120 GB sata e agora roda com perfeição.
avatar
ricardo007
Iniciante Nv.3
Iniciante Nv.3

Posts Posts : 6
Karma Karma : 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Heerghost Qui Jul 31 2014, 08:23

Eu já tive quase todos os video games, desde o Atari, PC Engine, 3DO, Neo Geo e Jaguar, mas foi o sistema Xbox que preencheu o vazio deixado pelo Dreamcast (video game que mais curti), e até hoje me identifico  Very Happy 

Ótimo tópico!
Heerghost
Heerghost
Veterano Nv.2
Veterano Nv.2

Posts Posts : 443
Karma Karma : 52

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por ricardo007 Qui Jul 31 2014, 08:27

acho que do mesmo jeito que fizeram com o neo geo lançando o neo geo gold x deviam fazer algo do tipo com consoles tipo 3do, xbox nao digo mas seria legal e dreamcast.

na xlink kai tem gente ate hoje jogando o xbox halo 2 auhhuaauhauh e outros.

entrei la uma vez mas, da vontade de jogar on de novose não fosse o caso do xbox one estar lançado o halo collection e poder jogar o halo 2 novamente com certeza eu entraria na xlink para jogar o halo.
avatar
ricardo007
Iniciante Nv.3
Iniciante Nv.3

Posts Posts : 6
Karma Karma : 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Diablo Qua maio 06 2015, 13:54

O post ficou realmente interessante, não conhecia a historia por tras do console.. Obrigada Hayt Very Happy
Diablo
Diablo
Iniciante Nv.1
Iniciante Nv.1

Posts Posts : 1
Karma Karma : 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por LOCATELLi Sex Jun 26 2015, 11:36

Vi só agora e digo: Que tópico mítico!

Parabéns Hayt, tópico completaço!

Quero muito adquirir um Xbox primeira geração, mas achar um com caixa e todo bonitinho por menos de 300 reais não tá nada fácil!
LOCATELLi
LOCATELLi
Membro Nv.1
Membro Nv.1

Posts Posts : 39
Karma Karma : 4

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Chazzy Sex Jun 26 2015, 16:01

LOCATELLi escreveu:Vi só agora e digo: Que tópico mítico!

Parabéns Hayt, tópico completaço!

Quero muito adquirir um Xbox primeira geração, mas achar um com caixa e todo bonitinho por menos de 300 reais não tá nada fácil!

Menos de 300? Me manda esse que custa 300 e pouco que compro na hora.
Chazzy
Chazzy
Moderador Nv.1
Moderador Nv.1

Posts Posts : 1272
Karma Karma : 100

Ir para o topo Ir para baixo

[Especial Xbox] O Gigante Americano. Empty Re: [Especial Xbox] O Gigante Americano.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos