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Cruz Vermelha pede que games também respeitem leis de guerra

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Mensagem por ViTh Qua Out 09 2013, 13:20

Cruz Vermelha pede que games também respeitem leis de guerra Cruzvermelhagames_kotakubr01

Em mais um capítulo da longa epopeia de pessoas-ou-instituições-que-ainda-não-sacaram-os-videogames, a Cruz Vermelha está pedindo para publishers e criadores mudarem as regras dos seus jogos para que atos de violência tenham consequências reais. Em outras palavras, estão pedindo para que cada partida de Battlefield respeite as leis da Convenção de Genebra.

“A Cruz Vermelha está sugerindo que, assim como na vida real, esses jogos deveriam incluir consequências virtuais reais para as ações e decisões dos jogadores”, diz o comunicado oficial. “Jogadores deveriam respeitar as leis dos conflitos armados, incluindo penalidades virtuais para caso ocorram violações dessas leis, ou caso aconteçam crimes de guerra.”

O pedido da Cruz Vermelha vai muito além da discussão feijão-com-arroz sobre influência psicológica que os games violentos têm em crianças e adolescentes. Para a instituição, a grande questão é que, ao mesmo tempo em que jovens estão aprendendo a matar inimigos com armas realistas, eles também deveriam aprender sobre os dilemas e conflitos de um soldado de verdade em uma guerra de verdade.

É como se o meu instrutor da auto-escola batesse um fio lá em casa reclamando do jeito que dirijo em GTA Online.

Provando que não compreende a distinção entre ficção e vida real, a CV vai mais longe e diz também que essa campanha não se aplica a jogos fantasiosos que se passam em um passado medieval ou em um futuro espacial. No entanto, essa limitação só deixa claro que eles são ainda mais alienados e realmente acreditam que jogos como CoD, Battlefield e ArmA sejam menos ficcionais que Dragon Age e Mass Effect.

Eu bem que procurei, mas em nenhum momento a instituição dá indícios de ironia no comunicado, mas não me parece muito inteligente pedir para os criadores e jogadores começarem a respeitar regras de guerra que nem mesmo os países membros do Conselho de Segurança da ONU conseguem seguir a risca. Mal sabe a Cruz Vermelha, mas se tem algo que os desenvolvedores deveriam fazer é justamente criar jogos cada vez mais distantes de conflitos reais, não o contrário.

Agora que foi constatado que essa é só mais uma campanha de marketing apoiada em uma completa falta de compreensão do que é um material de ficção, vamos imaginar um cenário onde os desenvolvedores realmente dão ouvidos para a instituição. Teríamos então as seguintes situações:

- Depois de um homicídio em massa em um vilarejo remoto no meio do deserto de San Andreas, Trevor Philips é condenado à prisão perpétua e acompanhamento psicológico intensivo pelo resto de sua vida. Jogadores reclamam que GTA V diminui a sua campanha principal de 40 horas para cinco minutos.

- No meio de um conflito em uma zona de combate particularmente fantasiosa em Call of Duty, um soldado com mais condecorações militares que o General Patton é preso e julgado por um comitê militar depois de matar silenciosamente um soldado do exército adversário com uma facada nas costas. A única declaração durante o seu testemunho, que resultou em 25 anos de xilindró e uma cobertura completa do caso na CNN International, é “kkk operei esse n00b e ele nem viu kkk”.

- Um seleto grupo de soldados ignora as ordens de superiores e joga uma bomba nuclear em uma cidade chamada Jacinto, tomada por uma guerra entre humanos e seres alienígenas. A punição do líder do bando, Marcus Fenix, é usado como exemplo pelo governo e é jogado em uma cadeia para apodrecer para todo o sempre. Enquanto isso, no mundo real, jogadores comemoram o fato de que não terão que aguentar novas continuações de Gears of War feitas só para espremer o que resta de lucro nessa franquia.

E aí, que outras situações aprovadas pela Cruz Vermelha vocês conseguem imaginar?

Fonte: Kotaku
ViTh
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Mensagem por Bferrari350 Qua Out 09 2013, 18:21

Mas que matéria horrorosa... Depois dessa não leio mais nada no Kotaku.

Concordo em partes. Hoje em dia grande parte dos jogos banalizam a violência. Como se fosse algo comum sair matando todo mundo... Por isso que eu gosto da Nintendo. Consegue fazer jogos excelentes (e ainda vende pra caramba) sem violência, ao contrário de grande parte das outras desenvolvedoras.
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