[Discussão] Até quando precisamos de "inovação"?
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[Discussão] Até quando precisamos de "inovação"?
Algum tempo atrás eu criei um tópico no PSB na qual a proposta era discutir se a indústria, num geral, passava por uma crise de criatividade, porém, logo após de analisar as respostas e refletir um pouco, eu cheguei num questionamento. Até quando precisamos de inovação e até quando precisamos de jogo genérico?, esse pensamento me veio, pois mesmo o jogo Artic Combat ser um game no qual apresenta nada novo e ser muito genérico, eu ainda me divirto jogando.
Um caso recente foi God of War que no seu mais recente game (God of War: Ascension) teve várias críticas sobre manter a mesma jogabilidade dos jogos anteriores da série. Mas a franquia God of War é conhecido por seus jogos com jogabilidade requintada e fácil de se jogar, e onde eles poderiam inovar na jogabilidade para que tenha diferenças dos jogos anteriores? Para que mudar a fórmula que já fez sucesso, se a jogabilidade é bem formada e lapidada?
Outra coisa me veio na cabeça. Será que precisamos a todo momento de games épicos? Será que o que realmente chama atenção nos games épicos é por serem diferentes das enxurradas de jogos genéricos? Afinal, games épicos a todo momento não seriam mais considerados épicos, seriam apenas "normais".
Em minha opinião, tem que ter um limite de "inovação" sim, assim como um limite de genéricos, um equilíbrio entre os dois mantém a estabilidade da indústria e ainda por cima a nossa estabilidade mental, afinal, imagina-se jogando e vendo toda vez enredos complexos, com jogabilidades complexas e nada de descompromissado para apenas te divertir e descontrair.
Um caso recente foi God of War que no seu mais recente game (God of War: Ascension) teve várias críticas sobre manter a mesma jogabilidade dos jogos anteriores da série. Mas a franquia God of War é conhecido por seus jogos com jogabilidade requintada e fácil de se jogar, e onde eles poderiam inovar na jogabilidade para que tenha diferenças dos jogos anteriores? Para que mudar a fórmula que já fez sucesso, se a jogabilidade é bem formada e lapidada?
Outra coisa me veio na cabeça. Será que precisamos a todo momento de games épicos? Será que o que realmente chama atenção nos games épicos é por serem diferentes das enxurradas de jogos genéricos? Afinal, games épicos a todo momento não seriam mais considerados épicos, seriam apenas "normais".
Em minha opinião, tem que ter um limite de "inovação" sim, assim como um limite de genéricos, um equilíbrio entre os dois mantém a estabilidade da indústria e ainda por cima a nossa estabilidade mental, afinal, imagina-se jogando e vendo toda vez enredos complexos, com jogabilidades complexas e nada de descompromissado para apenas te divertir e descontrair.
Hekonzord- Veterano Nv.21
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Re: [Discussão] Até quando precisamos de "inovação"?
Inovação é sempre importante, algumas tentativas vão dá certo, outras não.
Tem jogo que o grande erro é o lançamento anual, como Call of Dutty, tinha que ter um intervalo maior entre os lançamentos.
Quanto a games épicos é muito relativo isso, o GTAV mesmo bombou e eu ignorei completamente, pq nunca gostei de GTA por mais épico que seja, o que acho importante é continuar saindo jogos pra todo tipo de gosto.
Mas no fim das contas o que mais me incomoda mesmo são os preços absurdos de jogos aqui no país, porque jogo que tenho vontade de jogar existe em montes.
Tem jogo que o grande erro é o lançamento anual, como Call of Dutty, tinha que ter um intervalo maior entre os lançamentos.
Quanto a games épicos é muito relativo isso, o GTAV mesmo bombou e eu ignorei completamente, pq nunca gostei de GTA por mais épico que seja, o que acho importante é continuar saindo jogos pra todo tipo de gosto.
Mas no fim das contas o que mais me incomoda mesmo são os preços absurdos de jogos aqui no país, porque jogo que tenho vontade de jogar existe em montes.
Chazzy- Moderador Nv.1
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Re: [Discussão] Até quando precisamos de "inovação"?
Há jogos que não precisam de muita inovação, mas pelo menos um pouco. Vide Mario e Zelda. São semelhantes no esqueleto, mas todo jogo traz uma mecânica nova e útil. Alguns jogos não fazem isso e encapam jogos reciclados a cada seis meses.
Enfim, deve-se ter uma inovação sempre, pra não ficar repetitivo. Não precisa ser nada grande, mas traga um diferencial pra série ;-;
Enfim, deve-se ter uma inovação sempre, pra não ficar repetitivo. Não precisa ser nada grande, mas traga um diferencial pra série ;-;
Felipefabricio- Moderador Nv.3
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Re: [Discussão] Até quando precisamos de "inovação"?
Inovação é fundamental pra evolução da indústria e acho que tem de ser encorajada sempre na criação de projetos trazendo mecânicas novas ou maneiras novas de se fazer algo que já existia. Em jogos de nível pequeno ou médio sempre houve muita experimentação e isso é muito importante, e foram esses que empurraram a inovação e deram origem a séries que hoje são sucesso no mundo todo, tipo GTA, COD, AC e etc. O problema é que esses jogos tem saído em menos frequência pra dar lugar a jogos AAA que costumam ser bem seguros, e outros que ao invés de tentar ser diferente, tentam imitar pra ganhar uma "fatia do bolo".
Só que tem coisa que é complicado mudar muito como foi dito, e na real nem precisa mudar radicalmente pra ser bom ou criativo. No caso de God of War Ascencion, foi mais falta de inspiração mesmo. Olha pro 2 por exemplo. O 2 refinou o jogo em todos os aspectos, teve gameplay melhor, mais armas, mais combos e poderes, a parte "épica" do jogo era em maior escala e não repetiu coisa do primeiro, os puzzles eram melhores e mais bem pensados também. Daí o jogo pode-se dizer que foi criativo, mesmo sem mudar radicalmente o jogo. Mario já fez isso várias vezes também.
No Ascencion não teve essa melhora, que já não havia tido no 3 também. Daí se torna algo maçante e sem nenhum atrativo, e é isso que tem acontecido com muito jogo. As sequências saem, mas não trazem melhoras, coisas como puzzles no mesmo nível ou até melhores, mas fica na mesma ou piora, fica mais linear e "amigável" a novos jogadores e essas coisas. Muitas vezes isso acontece porque a publisher é intrusiva demais e quer ditar o desenvolvimento por medo de tomar riscos, infelizmente.
Só que tem coisa que é complicado mudar muito como foi dito, e na real nem precisa mudar radicalmente pra ser bom ou criativo. No caso de God of War Ascencion, foi mais falta de inspiração mesmo. Olha pro 2 por exemplo. O 2 refinou o jogo em todos os aspectos, teve gameplay melhor, mais armas, mais combos e poderes, a parte "épica" do jogo era em maior escala e não repetiu coisa do primeiro, os puzzles eram melhores e mais bem pensados também. Daí o jogo pode-se dizer que foi criativo, mesmo sem mudar radicalmente o jogo. Mario já fez isso várias vezes também.
No Ascencion não teve essa melhora, que já não havia tido no 3 também. Daí se torna algo maçante e sem nenhum atrativo, e é isso que tem acontecido com muito jogo. As sequências saem, mas não trazem melhoras, coisas como puzzles no mesmo nível ou até melhores, mas fica na mesma ou piora, fica mais linear e "amigável" a novos jogadores e essas coisas. Muitas vezes isso acontece porque a publisher é intrusiva demais e quer ditar o desenvolvimento por medo de tomar riscos, infelizmente.
Wolfman- Membro Nv.15
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Re: [Discussão] Até quando precisamos de "inovação"?
A inovação nos jogos é fundamental, contudo, a inovação que eu particularmente gosto é naquela que envolve elementos de jogabilidade. Além disso deve-se ter um cuidado, pois a inovação não pode, em momento algum, se sobrepor aos elementos clássicos do jogo.
Em suma, a inovação deve adicionar algo, e não re-criar nada.
Em suma, a inovação deve adicionar algo, e não re-criar nada.
Hayt- Veterano Nv.MÁX
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