Blast from Japan: Mother (Famicom/NES)
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Blast from Japan: Mother (Famicom/NES)
Esse tópico eu fiz originalmente no NB. Decidi passar para os outros fóruns devido ao fato de poucas vezes/nenhuma ter mencionado-o, aproveitando também que o jogo (e, consequentemente, a série) completa vinte e três anos no próximo dia vinte e sete de julho. Boa leitura!
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simples, contudo continha um enredo espetacular e inovador, criado pelo Shigesato Itoi, Mother teve seu lançamento interrompido no ocidente a favor do sucessor do NES, enquanto no Japão foi lançado no dia 27 de julho de 1989.
Confira agora mais informações desta épica aventura, que fez muita falta por um lançamento ocidental.
Ninten o chama pelo telefone, explicando que os estudos que o avô fez referentes aos poderes psíquicos PSI, também lhe pede para investigar este ataque que vem ocorrendo no mundo inteiro.
Ninten, então sai para a investigação. No cemitério de Mother's Day, Ninten salva e faz amizade com uma garota de sete anos chamada Pippi, que é levada de volta ao seu lar. Ao descobrir que os ataques tratavam-se de invasões extraterrestres liderados por Giygas, com a ajuda do diário de seu avô, Ninten consegue se transportar à Magicant, onde a governante Queen Mary pede para Ninten achar as sete melodias a fim de acabar com a calamidade.
Durante a aventura Ninten faz amizades com Loid, Ana e Teddy, com quem o ajudará no combate à raça alienígena. E não para por aí! Tem muitos segredos que o jogo esconde e, claro, revelações surpreendentes!
Jogabilidade
Goods: Seus itens guardados na mochila, o estoque é limitado.
Na não-lançada versão americana, o menu apresenta ainda mais duas opções; Setup onde configura o jogo e State que mostra o status do grupo. Falemos disso mais adiante.
Caminhando por lugares afastados das cidades automaticamente Ninten é mandado para a uma cena de batalha (acredite: às vezes chega a ser pior que a infestação de Zubats em Pokémon Red & Blue para Game Boy). Aparece a imagem do inimigo no centro, acima fica o texto de informações e abaixo o status do grupo (nome, pontos de saúde, pontos de PSI, nível e experiência) e o menu de opções disponíveis (da coluna da esquerda para a da direita).
Fight: Ataca o oponente com um golpe;
PSI: Usa os poderes PSI disponíveis;
Goods: Usa itens;
Check: Checa o status do adversário;
Auto: Modo automático, o jogo luta por você;
Guard: Defende-se;
Run: Foge da batalha, mas nem sempre funciona.
Nas lutas a cor do nome do personagem podem variar, na cor amarela significa que está prestes a morrer; na cor roxa pode ser envenenamento, paralisação, sono ou petrificação. Para curá-los use um item ou tipo de PSI Healing específico - caso não tenha nenhum dos itens, o jeito é recorrer ao hospital, também, tome cuidado ao falar com pessoas gripadas, que poderão passar a gripe para você!
As lutas são divertidas, Ninten e seu grupo lutam com diversos inimigos cômicos, como um hippie alucinado, gangsteres, pé-grande, corvos fumantes ou até mesmo um caminhão desgovernado!
A busca pelas oito melodias
Não viu o sol nascer no ocidente
Essa versão sofreu diversas modificações, começando pela censura aplicada pela Nintendo; qualquer referência às drogas, sangue, violência e referências religiosas foram retiradas. A dificuldade deu uma decaída, foram diminuídos algumas dungeons, acrescentadas as duas opções no menu pressionando o botão A, nomes das cidades alterados e entre outras modificações.
Em 1998 o site Demiforce comprou o cartucho beta do jogo que estava a venda na internet, Phil confirmou que tratava-se mesmo da tradução da Nintendo. O site disponibilizou a ROM do jogo na internet e adicionou na tela título a palavra "Zero", número retroativo à sequência lançada em 1996 para o Super Nintendo (EarthBound).
Remake
As dimensões foram reduzidas para a tela do portátil, houve pequenas melhoras em relação às músicas e a novidade desta versão é que estavam incluídos diversos elementos da cancelada versão ocidental.
No entanto patches de tradução estão disponíveis na internet, com diversas opções de idiomas, incluindo o português do Brasil. Nestes patches Mother 2 encontra-se em japonês, pois já existe a versão original do Super Nintendo em inglês.
Mother trouxe uma nova perspectiva aos RPGs, deixando os elementos da Idade Média para se basear nos tempos presentes e, o melhor de tudo, é que foi acompanhado de pitadas de ficção e a adição de personagens carismáticos, resultando num épico enredo. Mesmo não tendo um grande reconhecimento no ocidente, o legado de Mother prevalecerá de gerações a gerações.
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Na década de 1980 explodiu a febre dos RPGs nos videogames 8-bits, títulos vitaminados como Final Fantasy e Dragon Warrior faziam a moda da época. Não querendo ficar atrás, a Nintendo havia lançado The Legend of Zelda, outro bom título ao saudoso NES. Porém uma joia rara do gênero acabou restrito às terras japonesas, trata-se de Mother! Um RPG que apresentou uma jogabilidade |
Confira agora mais informações desta épica aventura, que fez muita falta por um lançamento ocidental.
A misteriosa aparição "No início do século XX uma sombra escura surgiu sobre uma cidade rural na América. Pouco tempo depois um casal desapareceu misteriosamente. O homem se chamava George. A mulher se chamava Maria. Dois anos depois, George voltou para casa, mas nunca disse a ninguém onde esteve ou o que fez. Em vez disso, ele mergulhou numa estranha pesquisa. Já a sua esposa Maria... Nunca retornou" Mother se passa no ano de 198X, o protagonista Ninten, de 12 anos de idade, percebe que sua casa está sofrendo diversos ataques paranormais. Após a cessão, o pai de |
Ninten, então sai para a investigação. No cemitério de Mother's Day, Ninten salva e faz amizade com uma garota de sete anos chamada Pippi, que é levada de volta ao seu lar. Ao descobrir que os ataques tratavam-se de invasões extraterrestres liderados por Giygas, com a ajuda do diário de seu avô, Ninten consegue se transportar à Magicant, onde a governante Queen Mary pede para Ninten achar as sete melodias a fim de acabar com a calamidade.
Durante a aventura Ninten faz amizades com Loid, Ana e Teddy, com quem o ajudará no combate à raça alienígena. E não para por aí! Tem muitos segredos que o jogo esconde e, claro, revelações surpreendentes!
Jogabilidade
Apresenta controles bem simples, que variam entre os modo batalha e história. No modo normal: o direcional movimenta Ninten; o botão A abre o menu de opções; o botão B corre; Start mostra o mapa e Select mostra o status do grupo (nem sempre funcionam). Ao pressionar o botão A, o menu de opções são as seguintes: Talk: Conversa com alguém; Check: checa alguma coisa suspeita; PSI: Mostra os poderes PSI disponíveis do grupo; |
Na não-lançada versão americana, o menu apresenta ainda mais duas opções; Setup onde configura o jogo e State que mostra o status do grupo. Falemos disso mais adiante.
Caminhando por lugares afastados das cidades automaticamente Ninten é mandado para a uma cena de batalha (acredite: às vezes chega a ser pior que a infestação de Zubats em Pokémon Red & Blue para Game Boy). Aparece a imagem do inimigo no centro, acima fica o texto de informações e abaixo o status do grupo (nome, pontos de saúde, pontos de PSI, nível e experiência) e o menu de opções disponíveis (da coluna da esquerda para a da direita).
Fight: Ataca o oponente com um golpe;
PSI: Usa os poderes PSI disponíveis;
Goods: Usa itens;
Check: Checa o status do adversário;
Auto: Modo automático, o jogo luta por você;
Guard: Defende-se;
Run: Foge da batalha, mas nem sempre funciona.
Nas lutas a cor do nome do personagem podem variar, na cor amarela significa que está prestes a morrer; na cor roxa pode ser envenenamento, paralisação, sono ou petrificação. Para curá-los use um item ou tipo de PSI Healing específico - caso não tenha nenhum dos itens, o jeito é recorrer ao hospital, também, tome cuidado ao falar com pessoas gripadas, que poderão passar a gripe para você!
As lutas são divertidas, Ninten e seu grupo lutam com diversos inimigos cômicos, como um hippie alucinado, gangsteres, pé-grande, corvos fumantes ou até mesmo um caminhão desgovernado!
A busca pelas oito melodias
Como qualquer RPG que se preze, existe a total liberdade para explorar os ambientes, pode-se entrar em casas e lojas a fim de compras ou busca de informações. No começo do jogo Ninten recebe um cartão de crédito, que poderá depositar ou sacar dinheiro nos caixas eletrônicos disponíveis em lojas de convenção, outro ponto que vale listar é que qualquer telefone é usado para fazer ligações para o pai de Ninten (resumindo, para salvar o jogo), sendo telefones domésticos ou os "orelhões" (que deve pagar uma taxa de $1 para falar). |
Mas, afinal, o que são as oito melodias? São oito partes de uma canção (não me diga!) que é o principal segredo que o jogo esconde e de importância vital no enredo. Para achá-las é preciso verificar determinados objetos e pessoas, ao checá-los uma parte da cação é tocada (na versão americana e do GBA, a tela fica "rolando"). Os trechos que Ninten coletou é possível ouvi-los através da Ocarina que ganha-se posteriormente. Para os que já querem saber como é a melodia, segue-se: |
Não viu o sol nascer no ocidente
Mother teve sua localização concluída nos Estados Unidos em 1990, o projeto estava sob a direção de Phil Sandhop, o jogo teria o nome de Earth Bound e seu lançamento previsto era para a primavera de 1991. Porém, com o anúncio do lançamento do Super Nintendo, a diretoria do marketing empurrava o lançamento do jogo até deixar para tempo indeterminado. Phil declarou: "Uma vez que o Super NES foi anunciado empurrou o jogo além de seu tempo determinado, acredito que os executivos de marketing apenas decidiu que o jogo iria ser muito caro para produzir e seria mal sucedido, sem marketing, e é por isso que caiu no esquecimento." |
Em 1998 o site Demiforce comprou o cartucho beta do jogo que estava a venda na internet, Phil confirmou que tratava-se mesmo da tradução da Nintendo. O site disponibilizou a ROM do jogo na internet e adicionou na tela título a palavra "Zero", número retroativo à sequência lançada em 1996 para o Super Nintendo (EarthBound).
Remake
Também seu único remake ficou restrito às terras japonesas. Antes do lançamento do esperado Mother 3 para o Game Boy Advance (cuja versão do Nintendo 64 fora cancelada), a Nintendo lançou um remake para o console para saciar a vontade dos fãs. Foi lançado em 20 de junho de 2003, incluindo também a sequência lançada originalmente para o Super Nintendo (Mother 2/EarthBound). |
No entanto patches de tradução estão disponíveis na internet, com diversas opções de idiomas, incluindo o português do Brasil. Nestes patches Mother 2 encontra-se em japonês, pois já existe a versão original do Super Nintendo em inglês.
Mother trouxe uma nova perspectiva aos RPGs, deixando os elementos da Idade Média para se basear nos tempos presentes e, o melhor de tudo, é que foi acompanhado de pitadas de ficção e a adição de personagens carismáticos, resultando num épico enredo. Mesmo não tendo um grande reconhecimento no ocidente, o legado de Mother prevalecerá de gerações a gerações.
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